Vale Paraibano (02/09/2009) - Taubaté antecipa restauro e define futuro da Vila Aleixo

Prefeitura projeta R$ 800 mil em obras emergenciais; prédio abrigará núcleo cultural
Taubaté


Simone Gonçalves


A Prefeitura de Taubaté apresenta hoje oficialmente o projeto de restauro da Vila Santo Aleixo no qual deverá investir pelo menos R$ 800 mil em reparos emergenciais nas alas mais comprometidas do imóvel.

Entre as prioridades estão a troca e reforma do telhado o forro. Uma das situações mais graves é a do teto de um dos cômodos, que está escorado por pilares de madeira, revelando a fragilidade e deterioração da estrutura.

"A situação do teto é bem preocupante, o porão ainda se apresenta mais sólido, apesar da situação dos fundos da casa, que também está grave", disse a diretora do Dmatuc (Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura), Cintia Manfredini.

Na parte dos fundos da residência, parte do madeiramento do chão cedeu, gerando grandes buracos.

Desde que recebeu a proposta de restauro realizada pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural (NPPC) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Unitau (Universidade de Taubaté), no último dia 18, a prefeitura faz mistério sobre os planos para o prédio recém-adquirido.

A proposta da universidade deverá servir de norteador para as ações na Vila, apesar do risco de já estar defasada. O projeto de restauração foi executado pelo NPPC em 2006.

A administração deverá executar as medidas emergenciais com recursos próprios e buscar parcerias para a execução completa do projeto de restauro.

A futura destinação do local também deve ser anunciada hoje. É certo que o espaço será reservado a projetos de alcance cultural.

"Esperamos que o prédio seja aberto ao público, não seja empregado em alguma ação restrita, mas que seja um espaço vivo, com utilidade", disse a jornalista Suely Rezende, uma das integrantes da 'Cruzada em Prol da Vila Santo Aleixo'.

O movimento envolveu membros da sociedade civil, historiadores e arquitetos de Taubaté com o objetivo de pressionar as autoridades a promoverem a preservação do imóvel, tombado como patrimônio do município.

"A Vila foi a residência de veraneio por quase dez anos de Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, arcebispo do Rio Janeiro primeiro arcebispo latino-americano", disse a historiadora da Mitra Diocesana de Taubaté, Olga Rodrigues Nunes de Souza.

PERMUTA - Até o momento, os valores embutidos na troca da Vila -que pertence à Unitau-- pelo prédio da fisioterapia, de propriedade da prefeitura, também não foram divulgados.

A permuta da Vila pelo prédio da fisioterapia foi realizada perante a Justiça como um acordo verbal entre a reitora Maria Lucila Junqueira Barbosa e o prefeito Roberto Peixoto (PMDB) no último dia 11, mas a proposta formal ainda não foi oficializada.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Preserva Taubaté
Revolution Elements by Blozard. Original WP theme by Jason Schuller | Distributed by Deluxe Templates